quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

3 Dicas para Reduzir a Vermelhidão no Rosto


Existem várias razões pelas quais a pele do seu rosto possa estar vermelha, passamos aqui três dicas para controlar a vermelhidão e permitir a sua pele se curar mais rapidamente, permitindo continuar sua vida sem problemas. São elas Beber água fria, usa uma Base correctora verde e Evitar usar tons de batom vermelho

- Beber água fria: Se sua pele tende a ficar vermelha quando você fica nervosa, beba um copo de água fria para baixar a temperatura dos vasos sanguíneos em seu rosto, que é o que faz a pele ficar vermelha. Isso também irá ajudar a acalmar seus nervos o que facilitará a diminuir a vermelhidão, evitando uma dose extra de ansiedade ao pensar que você esta parecendo como uma lagosta.

- Base correctora verde: A melhor maneira de fazer com que pareça menos a pele vermelha é o corretivo verde, que também permite esconder espinhas inflamadas e pequenas irritações. O corretivo verde é um excelente aliado para estes surtos e vermelhidão. A base amarela corrige as olheiras sob os olhos, a verde tira a vermelhidão e a base natural e cor de carne faz desaparecer qualquer imperfeição. Depois para remover as linhas, fazer a aplicação de vedação com maquiagem em pó para durar mais tempo.

- Evite usar tons de batom vermelho: Mesmo que esteja muito na moda, usar batom vermelho só faz a vermelhidão de seu rosto parecer mais vermelha ainda. Em vez de vermelhos, opte por rosa suave ou cor de boca, o seu tom de lábio natural, isso neutraliza o efeito e da uma aparência mais natural.

Dicas Para Clarear Sua Pele



Você tem áreas escuras ou manchas na pele? Todas as tonalidades de cores são bonitas, desde que sejam um tom uniforme. À medida que envelhecemos nosso tom de pele pode mudar. Sardas podem aparecer, manchas escuras podem surgir, e a pele não é tão clara quanto costumava ser. Portanto, se você quiser fazer algo sobre isso, confira as dicas de beleza naturais para clarear o tom de pele.

Use protetor solar: Uma das maneiras mais fáceis é usar protetor solar diariamente. Compre um creme hidratante que inclui um FPS de 15 ou mais e usá-lo todas as manhãs, após lavar o rosto. Presente no creme protetor solar não só previne a sua pele de escurecer ao sol, mas bloqueia os raios UV nocivos e evita o envelhecimento prematuro. Também lembre-se de aplicar o creme para as mãos, já que existem manchas da idade.

Esfoliar: Esfoliar a pele uma vez por semana remove as células mortas da pele e faz com que pareça mais clara e mais brilhante. Tente este esfoliante caseiro: Misture duas colheres de sopa de aveia e duas colheres de sopa de açúcar mascavo, um quarto de xícara de leite e mexa até formar uma pasta. Esfregue suavemente o seu rosto por um minuto, lavar e hidratar.

Faça uma máscara: Uma máscara caseira é uma boa maneira de iluminar a sua pele e uma boa desculpa para relaxar no sofá. Tente fazer isso uma vez por semana. Use uma colher de sopa de cada um dos seguintes ingredientes: pasta de sândalo, suco de limão, suco de tomate e suco de pepino. Misture até formar uma pasta. Espalhe a mistura no rosto e espere até que seque. Lavar e hidratar para um brilho natural.

Extrato de alcaçuz: Extrato de alcaçuz contém glabridin, um componente que age como um clareador da pele natural. Aplique uma camada fina pela manhã após lavar o rosto e antes de hidratar. Extrato de alcaçuz podem ser encontrados em qualquer loja de alimento de saúde ou de ordem online. Certifique-se de manter a garrafa em um local fresco. E atenção, testar uma pequena quantidade na parte de trás do seu braço antes de usar em seu rosto para se certificar de que você não tem uma reação alérgica.

Aprenda a Deixa seu Salto Gliterizado




- Cola ( fixa glitter ou cola branca);
- Pincel;
- Usei 12 potinhos de glitter. Também fica legal misturar várias cores e depois aplicar;
- Verniz;
- Bandeja de isopor;
-Pote ou tigela (onde cairá o excesso de glitter).


PASSO 1: O scarpin era com textura (parecendo cobra) então lixei LEVEMENTE para aumentar a fixação.

PASSO 2: Com uma flanela passe um pouco de álcool para limpar

PASSO 3: Preparando a cola: Dê preferência para a que é própria para glitter, chamada de FIXA GLITTER, mas ela é um pouco difícil de encontrar, na falta dela use cola branca escolar mesmo. Se usar fixa glitter, para um par de sapatos compre 5 frascos. Se for cola branca um frasco é suficiente.(é que a fixa glitter é pequena).Se for customizar um Tênis ou sapatilha de tecido, no lugar da cola utilize verniz incolor para artesanato.
Em uma vasilha rasa (utilizei bandeja de isopor, se for um pote, o glitter gruda nas paredes e vai haver disperdício) faça uma mistura de cola e glitter, não tem proporção exata. Eu prefiro fazer aos poucos para que não seque antes de aplicar.

A mistura fica assim: um pouco firme mas não muito seca. DICA: tem que fazer essa misturinha ou não dará certo.


PASSO 4: Com um pincel vá plicando a mistura em pequenas partes do sapato. Coloque bolas de papel dentro do sapato para que não suje o interior.

PASSO 5: Jogue o glitter generosamente sobre na área onde aplicou a mistura de glitter e cola.

DICA: Repare que embaixo do sapato eu coloquei um pote de cozinha ( pode ser de plástico) é bem melhor do que fazer sobre uma folha de papel, pois o glitter que cai no pote pode ser facilmente colocado de volta no potinho de glitter e aplicado de novo no sapato. Basta inclinar levemente a vasilha e dar leves batidinhas  para que o glitter se concentre em um só lugar.

PASSO 6: Com uma colher de café aperte com delicadeza o glitter que foi jogado sobre o sapato. Isso garante uma fixação muito maior.

Repita o processo por todo o sapato, ou sobre as áreas que deseja aplicar o glitter ( pode ser apenas o salto, a ponteira, etc.) 

PASSO 7: Com um retalho ou flanela  vá limpando as áreas onde não deseja o glitter.Como disse antes, a superfície do sapato que usei era irregular, mas mesmo assim o glitter cobriu perfeitamente.

Viram só? Depois que terminar deixe sacar  de um dia para o outro.
PASSO 8: Como utilizei glitter de cor bem diferente da cor original do sapato, foi preciso fazer uns retoques. Então depois de seco repeti o processo: Pssoa 4, 5 e 6.


PASSO 9: Para impermeabilizar e fixar bem o glitter, depois de bem seco ( no dia seguinte) aplique uma camada de verniz incolor (de preferência use o próprio para sapatos ( na falta use o de artesanado ou de madeira mesmo). Aplique com pincel, ou use verniz spray. Faça movimentos de 'apertar' com o pincel, e não molhe muito com verniz para que não escorra no momento da plicação.

Prontinho meninas!

Agora olhem o resultado:

Base



Como o próprio nome diz, a base é onde a maquiagem começa. O produto já percorreu um longo caminho desde que foi criado, na época, as escolhas eram limitadas, a maioria tinha uma textura grossa e era bastante oleosa. Atualmente há muitos tipos de base disponíveis, desde cremes com consistência mais grossa, como a do corretivo, até as com diversas tonalidades, para peles de todas as cores.

A base pode ser usada para qualquer ocasião, seja para ir a uma festa ou ir para o trabalho. E é fundamental tanto para maquiagens mais simples e naturais quanto para as mais sofisticadas e elaboradas.

Uma boa base deve fazer mais do que alterar o seu tom de pele e esconder imperfeições. Ela também deve ajudar a sua pele a parecer mais forte e saudável. Para que isso aconteça é fundamental saber qual o tipo de base ideal para o seu tipo de pele. Antes de comprar é importante conhecer os vários tipos de base disponíveis no mercado.

Tipos de Base
Base Hidratante

Se você não precisa de muita cobertura, mas deseja igualar seu tom de pele (corpo e rosto) e aliviar o ressecamento, a base hidratante é a melhor opção. Ela é perfeita para amaciar e proteger a pele e trazer um pouco de cor. Além disso, com esse tipo de base você não irá precisar passar um creme antes de iniciar a maquiagem, já que ela tem ação hidratante.

Base Mousse

É mais fácil de aplicar uma camada fina do que seria com uma base líquida, pois se trata de um produto leve e suave. Ela vem com aplicação em spray ou aerossol. A base em mousse é boa para todos os tipos de pele, mas em especial para quem tem a pele seca ou linhas de expressão.

Base Líquida

Muitas mulheres preferem a base líquida porque é aplicada de forma suave e é facilmente encontrada em farmácias, perfumarias e catálogos de cosméticos. Você pode deixar a base ainda mais suave, aplicando-a com uma esponja de maquiagem ligeiramente úmida. A base líquida é ótima para ser usada ao redor dos olhos, que é o local onde você provavelmente deseja uma cobertura mais forte.

Base 2 em 1

Este produto é o queridinho de muitas mulheres, pois conta com as características da base e do pó compacto em um só. É ótimo para deixar na bolsa e usar sempre que for necessário, pois é de fácil aplicação e disfarça as imperfeições de forma satisfatória.

Base Mineral

Os cosméticos minerais são a última tendência em maquiagem. Sua popularidade surgiu devido ao fato de que a base tem poucos ingredientes, e os minerais são perfeitos para pessoas com alergias ou pele sensível. Além disso, a base mineral proporciona uma aparência impecável.

Demaquilante



Todas as mulheres certamente já ouviram falar que dormir de maquiagem é altamente prejudicial para a pele. É muito importante remover toda a maquiagem no final do dia, isto é necessário para que sua pele respire e se regenere durante toda a noite, enquanto você dorme. É normal sentir preguiça de realizar o procedimento no final de um longo dia, mas lembre-se que deixar a maquiagem pode fazer muito mal para o rosto e poros.

O efeito de deixar maquiagem em seu rosto durante a noite pode obstruir os poros e causar rugas. Quando resquícios de maquiagem ficam em seus poros faciais, eles se tornam maiores e mais perceptíveis. É essencial remover toda a maquiagem completamente também para evitar cravos e espinhas.

O demaquilante é um ingrediente fundamental para realizar essa limpeza, pois é ele que irá deixar o seu rosto pronto para descansar e se regenerar. No mercado existe uma infinidade de demaquilantes, entretanto, também é possível fazer em casa um ótimo removedor natural de maquiagem.

Demaquilante Caseiro
Diversas famosas são adeptas do demaquilante caseiro para limpar a pele antes de dormir. Uma delas é a lindíssima atriz Isis Valverde, que prefere os produtos naturais aos industrializados. Com uma simples receita ela limpa a sua pele e ainda hidrata. Confira como é fácil fazer o seu demaquilante com ingredientes simples e que podem fazer milagres pela sua pele.

Misture

2 colheres de sopa de óleo de canola
Uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
Com um algodão próprio para maquiagem embebido da mistura, limpe as pálpebras e depois lave o rosto com água fria. Simples, não?! Além de servirem como demaquilante, o óleo de canola e o azeite de oliva trazem benefícios para a pele.

Azeite de Oliva: Protege e tonifica a pele.
Óleo de Canola: Proporciona a pele uma textura macia, brilho e luminosidade.
Como Proceder

Comece com a remoção da maquiagem dos olhos. Isso porque retirar o rímel pode ser a parte mais difícil, ainda mais se for um produto a prova d’água. Comece aplicando o removedor de maquiagem nos olhos com um algodão e limpe. A maneira mais fácil de fazer isso é fechar os olhos e, em seguida, esfregar suavemente para baixo, sobre os cílios.
No restante do rosto, você pode usar um limpador facial, mas evite os sabonetes, a menos que seja um próprio para a pele do rosto. Se esse cuidado não for tomado, o sabonete corporal pode deixar a pele ressecada. Concentre-se mais nas áreas onde você aplicou mais maquiagem, geralmente na área da boca, nariz e bochechas. Não se esqueça do pescoço!
Use água para remover todo o demaquilante, e, em seguida, seque o rosto com uma toalha limpa. É bom lavar três vezes para garantir a remoção de todos os cosméticos e os resíduos de demaquilante.

Delineador


Delinear os olhos faz com que eles fiquem com um visual incrível, ele é considerado o coringa da maquiagem, assim como o vestido preto é o do guarda-roupa. Pode ser usado por mulheres de todas as idades e estilos, o que varia é a forma de aplicar, que pode ser mais marcante ou mais discreta.

Talvez este seja o item de maquiagem que traga maior dificuldade na hora de aplicar, mas nada que um pouco de treino não resolva.

Antigamente, para se delinear os olhos era necessário usar o kajal, um tipo de maquiagem que veio do oriente e era usado pelas mulheres para pintar os olhos como uma forma de proteção conta doenças e também espiritual. Atualmente, felizmente, encontramos nas lojas de cosméticos diversos tipos de delineadores, uns são mais fáceis e outros mais difíceis de utilizar. Conheça, a seguir, os tipos de delineadores existentes e escolha qual melhor para você.

Tipos de Delineadores
Delineador Líquido

Este é o mais conhecido e também um dos mais difíceis de aplicar. O traço deve ser perfeito para ficar com uma aparência bonita. A vantagem desse tipo de delineador é que a tonalidade é bem forte e o efeito fica muito bonito.

Delineador em Gel

A embalagem é um pequeno pote e algumas marcas disponibilizam também o pincel para aplicar. Ele tem longa duração e o efeito se difere do delineador líquido, pois é mais seco.

Delineador tipo Kajal

Para quem gosta de um produto mais tradicional, esta é a melhor opção. Se você deseja um traço mais fino, fuja do kajal, o efeito que ele causa é mais grosso, no mesmo estilo de maquiagem que a cantora Amy Winehouse costumava usar.

Caneta Delineadora

O nome já descreve bem o produto, pois é uma caneta que você usa para delinear os olhos. É indicada para quem te dificuldade na hora de aplicar os delineadores de outros tipos, pois o traço é preciso. Além disso, seca rápido e, assim como o delineador líquido, tem a cor bem forte.

Dicas para as Iniciantes
Depois de escolher um tipo de delineador é a hora de aprender a aplicar. Você pode ter mais de um tipo e usar de acordo com a ocasião, por causa da diferença entre os efeitos que podem ser criados. Saiba que a melhor forma de aprender é treinando, e muito, mas não deixe para treinar pouco tempo antes de uma festa, por exemplo. Pegue uma tarde livre e vá fazendo várias vezes, até encontrar a forma correta.

Na internet você irá encontrar diversos vídeos com o passo a passo, assim fica muito mais fácil de aprender do que vendo um tutorial em imagens, por exemplo. Não tenha medo de errar enquanto treina. Se puder, convide uma amiga, e assim, uma pode treinar nos olhos da outra, com certeza será muito mais fácil aprender.

É possivel aumentar os seios naturalmente? Três dicas saudáveis para seios maiores.





Essa é uma pergunta que muitas vezes é contornada por especialistas, e raramente é respondida de maneira direta. Mas a realidade é que sim, você pode aumentar o os seus seios naturalmente! Se você tem seios pequenos, provavelmente vai ler este artigo até o fim. Principalmente se tem vontade de aumentar o tamanho dos seios,mas não gosta da idéia de se submeter a uma operação para colocar um implante de silicone, não importa o porquê. Você pode achar caro, perigoso, não gostar do visual artificial, entre outros fatores.

1° dica – Cuide da alimentação
Diz o ditado popular: “Você é o que você come”. Alimentos processados e muitos doces trazem para nosso corpo hormônios e substancias indesejadas, que acabam matando nossa produção de Estrogênio e aumentando a produção de Testosterona. Isso significa que estamos lidando com um excesso de hormônio masculino e um corte de hormônio feminino, matando assim nossas esperanças de ter seios maiores. Se você quiser que eles cresçam, a primeira mudança deve ser feita em seu prato.

Além disso, inclua proteína em suas refeições, pois ela é a formadora dos nossos corpos e nos ajuda a crescer. É responsável por substituir as partes danificadas, e também a ajudar as células se criarem e multiplicarem. Isso significa que, para seus seios crescerem, você deve incluir o máximo possível de proteína em sua dieta. Isso, aliado a uma alimentação livre de alimentos industrializados e mais naturais possíveis, deve te manter alinhada com seus objetivos.

2° dica – Cuide da postura.
Muitas mulheres simplesmente não se importam em fazer os seus seios parecerem maiores. Considerando que as mulheres orgulhosas têm uma tendência a expandir o peito para fora, as mulheres com seios pequenos geralmente acabam por adotar uma postura que tende a fazer os seus seios parecerem menores do que realmente são.

A correção de sua postura pode ter um impacto incrível na aparência dos seus seios. E, para que isso aconteça, existe um truque simples. Para obter a postura correta, você só precisa levantar os ombros e depois encaixá-los de volta em seu lugar, mantendo a coluna ereta.


3° dica – Exercite os músculos do tórax.
Existe uma série de exercícios de musculação que você pode fazer para que os seus seios pareçam maiores. Eles trabalham principalmente os músculos que ficam sob os seios, criando uma camada mais grossa e forte para sustentá-los, afim de que eles fiquem mais empinados e maiores. De cada exercício, faça três séries de 10 a 15 repetições com um peso que esteja um pouco acima do confortável. Dentre esses exercícios os melhores são:
- Supino reto

Utilizando uma barra ou dois halteres de mesmo peso, mantenha a barra na altura dos seus seios e, em uma repetição, empurre a barra para cima, depois a desça controladamente até a altura dos seus seios novamente.
- Crucifixo inclinado

Sentada em um banco inclinado e com dois halteres de mesmo peso nas mãos, mantenha os braços semi-flexionados (como se estivesse abraçando um barril) em alinhamento com os seus mamilos, e desça os halteres para os lados com controle, mantendo os cotovelos dobrados. Depois, volte a posição inicial.
- Flexão de braço

As flexões são ótimas para fortalecerem a parte superior do corpo. Pode-se manter o joelho no chão e cruzar as pernas, se as flexões normais foram muito difíceis no começo. Afaste as mãos um pouco mais que a largura dos ombros. Abaixe-se lentamente flexionando os cotovelos e depois volte a posição de prancha usando o músculo peitoral.
Apesar das dicas, os fatores mais importantes no crescimento dos seios são as massagens específicas e, principalmente, a manipulação hormonal que você pode fazer em seu corpo. O foco deve ser aumentar a produção de Estrogênio e diminuir a Testosterona no seu corpo, coisa que você pode fazer com cremes de ervas feito em sua própria casa.




Os Cabelos Tingidos e Suas Desvantagens




Tingir os cabelos pode ser emocionante para as mulheres que gostam de mudar radicalmente seu visual. Mas é bom que se esclareça que todo cuidado é pouco, pois o que muitas pessoas desconhecem asdesvantagens de se pintar o cabelo, uma delas é que existem alguns tipos de tintas que podem resultar danos e até provocar certos tipos de alergia no couro cabeludo.
Algum tempo atrás foi publicado um editorial no The British Medical Journal, onde especialistas haviam analisado os principais componentes das tintas para os cabelos e encontraram a parafenilenodiamina, substância usada como fixador. Essa substância faz parte das aminas aromáticas que tem sido, há muito tempo, amplamente usada na composição desse tipo de cosmético e hoje está presente em uma de cada três marcas de tinta.

Em alguns países europeus, como França, Suécia e Alemanha foi proibido a presença desse corante na produção de tintas e outros cosméticos (sombras, lápis de olho, como exemplo) e a União Européia conseguiu regular seu conteúdo para 6% da sua preparação.

Um dermatologista com experiência no assunto de alergias diz que primeiramente ocorrem coceira e vermelhidão do couro cabeludo, descamação e, por vezes, nos casos mais graves estas lesões podem se tornar urticária generalizada ou angiomas com algum risco de problemas respiratórios.
Mas não são somente as pessoas que fazem uso de tintas que estão correndo esses riscos, como também quem aplica, por exemplo, os (as) cabeleireiros (as). Esses não estão imunes a essas alergias. Não é recomendável que jovens menores de 18 anos comecem a tingir os cabelos, pois os riscos de dermatites de contato e outras alergias são muito maiores. São as tintas com tons mais escuros que trazem mais danos e está provado que essas substâncias são absorvidas pelo couro cabeludo e seu uso constante pode aumentar o risco de câncer de bexiga ao longo dos anos.

Embora muitas pessoas sejam alérgicas a esse produto, continuam fazendo o uso e o que parece é que a vaidade e a pressão social exercem mais efeito sobre elas do que o risco a que estão expostas.
Essa matéria é só para te alertar que existem cuidados a serem tomados ao se tingir o cabelo, mas eu sei que isso não vai te impedir de da uma mudada no visual e ficar mais linda sempre não é? Então junto com esse alerta vai um super vídeo com varias dicas e cuidados para você q tem o cabelo tingido espero que gostem <3


Dieta para engordar




No almoço, uma baita lasanha de presunto. Para o lanche, hambúrguer com batatas fritas. Na hora do jantar, bife, panquecas de queijo e uma farofinha para acompanhar. Ah, não pode esquecer da sobremesa. Enquanto a maioria das mulheres vive uma eterna luta contra a balança, outras comem de tudo e um pouco mais. Sem peso na consciência, devoram as delícias fritas, empanadas e gordurosas das quais tanto fugimos. Deu inveja? Nada disso! O que poderia parecer um privilégio, não passa de sofrimento. Magrinhas, elas têm dificuldade para engordar um quilo que seja.


Leia também:

Adoçantes são menos calóricos que açúcar, mas não são mais saudáveis10 motivos para moderar o consumo de açúcares
Diet, light ou zero? Identifique as diferenças


Para quem vive às voltas com dietas mirabolantes, querer engordar pode parecer loucura. Mas quem sai em busca de uma calça 36 sabe como é difícil manter um pouco de volume no corpo. Que o diga a assessora de imprensa Adriana Menezes, 28 anos. Com 1,63 metro, Adriana já chegou a pesar parcos 48 quilos. “Estava muito magra, me sentindo péssima. Foi quando resolvi fazer um regime para engordar. Demorei um ano até conseguir ganhar um pouco de peso”, conta a assessora, hoje com 52 quilos. Mas não pense que o regime acabou. Adriana luta diariamente para manter os quatro quilos adquiridos. “Como muita batata, pão, açaí e banana. Tudo o que existe de mais calórico”, esnoba.


No cardápio de Adriana, não podem faltar doces. “Chocolate todo dia, nem que seja uma barrinha. E, além das refeições, tomo Sustagem com leite. Produtos light, nem pensar!”, vai logo avisando. As idas ao supermercado são cercadas por cuidados. Adriana faz uma busca por alimentos recheados de gordura, açúcar e calorias. “Mesmo tendo engordado quatro quilos, ainda estou magra. Por isso, costumo olhar as embalagens, dando preferência ao que tiver maior valor calórico. Se não tomar esse cuidado, em dois dias perco um quilo”, explica, mesmo sabendo que muita mulher não vai chegar nem perto de entender.


A assessora vive o sonho de qualquer uma. “Levo um mês inteiro comendo feito louca. Isso, para ganhar um único quilo. Sempre sofri para ganhar peso. Fiz dieta de engorda a vida inteira. Durante a infância, meu apelido era pipa: se batesse um vento, voava”, ri de si mesma Adriana, que resolveu fazer as pazes com o espelho. “Fui uma adolescente complexada. Pernas finas, pouco quadril e nenhum bumbum. Nas festas, enquanto as mais redondinhas arrumavam namorados, eu ficava sozinha. Cheguei até a usar calça de cotton por baixo do jeans, só para dar mais volume. Me sentia um patinho feio”, recorda.


Um metabolismo como o de Adriana pode parecer o ideal para quem está acima do peso. Mas a dificuldade para engordar pode se tornar um grande inimigo do organismo, assim como da auto-estima. Ao contrário do que se imagina, ganhar peso não se resume a comer muito. Para não correr o risco de, junto com os quilos a mais, adquirir problemas de saúde, é preciso saber o que comer.


Engordando com saúde


Já que é preciso comer, o ideal é ingerir alimentos que não façam mal. A nutricionista Leda Sequeira, autora do livro “Detesto Dieta” (Brasport), recomenda: “Dê preferência a cereais integrais, amidos – como o inhame e a batata -, e massas em geral. Dentre as frutas mais calóricas, o abacate é rico em ômega 3, uma boa gordura”. O endocrinologista Amélio de Godoy Matos, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, também sugere. “Para ter mais energia, aumente o consumo de carboidratos como pães, batatas e arroz. Já quanto às gorduras, dê preferência às oleaginosas, encontradas em castanhas e nozes. Além de saudáveis, têm grande valor energético. Para temperar, utilize azeite, que é calórico e enriquece a alimentação”, sugere Dr. Godoy.


Mas atenção! Antes de sair turbinando o cardápio com alimentos supercalóricos, é preciso descartar problemas de saúde. Dr. Amélio de Godoy alerta: “A primeira desconfiança é o hipertireoidismo, o mais comum estado de hipermetabolismo. Para descartar esta possibilidade, as taxas hormonais devem ser verificadas. Além disso, existem doenças, como o câncer e a tuberculose, que levam à perda de peso de uma hora para outra. Mas quem sempre foi magro precisa investigar a causa. Algumas pessoas são magras por uma questão genética, o que faz com que tenham um gasto de até mil calorias a mais que os outros. E tudo isso em repouso, sem levar em consideração a atividade física!”, diferencia Dr. Godoy, explicando como Adriana pode comer tanto, sem ganhar um grama.


Metabolismo sob controle


Diminuir esse gasto espontâneo de energia, porém, não é possível. “Não tem como. Mas, para compensar, a única saída é ingerir mais energia, comendo ainda mais”, revela o endocrinologista. Além disso, deve-se ficar atento a hábitos responsáveis por acelerar o metabolismo. “Um grande bebedor de café tem seu gasto de energia aumentado, pois a cafeína é um estimulante. Diminuir a ingestão de café, assim como de medicamentos de efeito estimulante, ajuda o organismo a economizar calorias”, explica Dr. Godoy.


Um outro hábito que deve ser cortado pelas magrinhas é o cigarro. “Ele é um grande aumentador de adrenalina e noradrenalina, contribuindo para acelerar o metabolismo”, afirma o médico. E, convenhamos, tudo o que você não quer agora é queimar as calorias armazenadas com tanta dificuldade. Apesar dessa certeza, a prática de exercícios – que provoca enorme queima de energia -, não deve ser deixada de lado. A nutricionista Leda Sequeira sugere: “Existem exercícios adequados, o que varia de pessoa para pessoa. Mas é sempre bom evitar exercícios de alta queima calórica, como os aeróbicos. Spinnning e corrida nem pensar! Já a musculação ajuda a ganhar massa muscular. Outro exercício que pode ser muito benéfico é a ioga. Ela pode regular o metabolismo e controlar a ansiedade”, garante.


Engordar ou não, eis a questão


Por mais que sonhem com um quadril largo e coxas grossas, as magrinhas devem pensar duas vezes antes de recorrerem a uma dieta hipercalórica. “A princípio, não é interessante fazer ninguém engordar. Se a pessoa é magra e saudável, não faz sentido ganhar peso. Engordar pode, inclusive, aumentar a taxa de gordura no sangue, desencadeado problemas de saúde. O médico deve pesar se vale a pena. Em casos de histórico familiar de diabetes, dislipidemia, ou doenças cardiovasculares, não recomendo o aumento de peso”, diz o endocrinologista Amélio de Godoy.


Apesar das reclamações sobre a falta de gostosura, as mulheres de metabolismo acelerado sabem das vantagens de poder cometer o pecado da gula diariamente. “Acho que sofro menos do que quem luta para emagrecer. Pelo menos posso comer de tudo, sem crise. Não consigo seguir regras, como o que tenho vontade. Se eu tivesse tendência a engordar, não ia dar certo”, percebe a assessora Adriana Menezes. Da próxima vez em que for reclamar da calça que ficou larga, lembre-se do suplício das cheinhas. Para acompanhar o pensamento, um bolo de chocolate, para ser devorado sem dó nem piedade.